>>>


A vitória que vence o mundo

Hoje nós meditaremos sobre a vitória de todo o crente: A vitória que vence o mundo. Quero convidar você a escutar o que disse Jesus a seus discípulos em João 16.33. Diz assim a escritura:
“Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
Os capítulos 13 a 17 do evangelho de João nos relatam as últimas horas que Jesus passaria com seus discípulos antes da sua crucificação. Era o início da festa da páscoa e Jesus havia celebrado com aqueles homens a ceia de pão e vinho. Esta ceia significava a entrega de sua carne e seu sangue pelos nossos pecados.
De fato Cristo Jesus sabia que em pouco tempo sua vida passaria pelas piores aflições que alguém já experimentara. Ele sabia que devia cumprir a vontade de Deus, a salvação do mundo. E, por amor a nós, ele tornou-se alvo de afrontas, humilhações e injúrias, apesar de nunca ter pecado. Ele já sabia que seria traído por Judas. Também já esperava que Pedro o negasse três vezes. E apesar disto ele diz aos seus discípulos e a nós que desejamos segui-lo: “Eu falo estas coisas para que vocês tenham paz. No mundo vocês vão ter aflições. Mas não tenham medo porque eu venci o mundo.”
Apesar de já saber seu destino de tortura e dor, Jesus disse: Não tenham medo!
Apesar de levar em seu corpo a culpa de todos nós, Jesus disse: Quero que vocês tenham paz!
Apesar de ter que enfrentar os açoites, injúrias e os cravos da cruz, Jesus disse: Eu venci o mundo!
Que tremendo contra-senso! Que maravilhosa proposta a de Cristo, justo na noite em que seria entregue a seus acusadores, dizendo a seus discípulos:
Vejam, meus amigos. As pessoas irão trair vocês. Enquanto estiverem aqui vocês vão passar por doenças, fome, nudez, acusações. Aqui no mundo haverá sofrimento e talvez vocês até morram por serem chamados de Cristãos. Mas não temam! Eu venci o mundo!
Qual é a nossa vitória, meu irmão? Há em nossos dias uma teologia que diz que o crente não sofre, que crente não fica doente, nem passa por dificuldade financeira. Essa teologia, esta pregação é diabólica. Deus nunca prometeu um mar de rosas aos que o seguissem. Pelo contrário, Jesus disse: No mundo vocês terão aflições. Mas a vitória do crente, que longe de ser a ausência de problemas, é a presença de Deus. Davi escreveu no mais conhecido salmo da Bíblia: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum porque tu estás comigo.”
Por isso João escreveu, muito tempo depois daquela páscoa de morte e ressurreição: “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” (I João 5.4)

10 Responses to “A vitória que vence o mundo”

  1. # Blogger Fábio Aguiar

    Panda,

    quero sugerir que assim como vc fez na Itália nos mantenha atualizados de seu trabalho em Rio do Sul pelo blog.

    Desde já Deus te abençoe e conte com nossas orações.

    Um abração do seu irmão,

    Fábio Aguiar  

  2. # Blogger Ruben Marcelino

    André,

    É importante mesmo não esquecer essas palavras: "Eu venci o mundo". A mensagem do Quarto Evangelho é surpreendente. Relaciona a vitória sobre o mal pelo amor, do qual temos em Jesus o paradigma para nossa vida.
    Continue a proclamar essa esperança. Precisamos desse consolo.

    Agradeço seus elogios ao conto que escrevi. É... As palavras e o apoio de um amigo me estimulam a continuar escrevendo.

    Um grande abraço, amigo e pastor!!!  

  3. # Blogger Juan de Paula

    Brother,

    a Westh mandou as fotos ai de Santa Catarina pelo e-mail. To muito feliz por vc e pelo seu ministério.

    Vc foi exemplo para nossa turma de equilíbrio entre capacidade acadêmica e temor no Senhor/devoção ao Senhor Jesus e sempre te admirei por isso.

    No meu orkut tbm tem as fotos da congregação em minas onde estou pastoreando.

    Abração e que as bençãos do Senhor continue sobre vc.
    Juan  

  4. # Blogger Marcos Vichi

    Olá André,

    Eu gosto muito desta passagem que diz " esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” (I João 5.4)"

    A nossa fé vence o mundo porque produz a esperança que nos faz olhar para o poder de Deus e acreditar que, apesar de todas as dificuldades, somos filhos de um Pai que nos ama.

    É um prazer poder ler as meditações colocadas em seu blog.

    Deus te abençoe no seu ministério em Rio do Sul.

    Um grande abraço,

    De seu amigo e irmão em Cristo,

    Marcos Vichi

    http://www.compartilhandopalavras.blogspot.com/  

  5. # Blogger Marcos Vichi

    Caro André

    Solicito que você faça a alteração do link do meu blog, porque eu mudei o endereço, a fim de simplificar o acesso

    http://www.compartilhandopalavras.blogspot.com/

    Um abraço

    Marcos Vichi  

  6. # Anonymous Olívia Nunes

    Oi André, aqui é Olívia, que estudou com você no CEFET, tudo bem? O pessoal da turma está tentando se reunir, mesmo que virtualmente. Já escrevi um mail pra você, mas não sei se você chegou a receber. Estou te passando meu mail novamente, pra gente tentar retomar o contato. Achei o teu blog através de uma comunidade no orkut e é através dele que o pessoal da turma tem se falado. Bom, aí vai meu mail, espero que você responda (oliviaps@gmail.com).
    Um grande abraço, Olívia.  

  7. # Blogger Fabio

    Olá André (FELIZ),

    Estudamos junto no CEFET, e fiquei muito FELIZ de ter encontrado vc virtualmente e saber como está e no que se tornou. Vê se passa na comunidade que criei para o pessoal da turma lá no Orkut.


    Abração e muita saudade.
    Fabio Ramos  

  8. # Blogger Descanso da Alma

    Caro Fábio,
    Interessante o seu texto, vemos um Senhor que vem na contra-mão de uma teologia que nos incita ao egocentrismo, a buscar a Deus por razões que não são aquelas as quais Ele escolheu pra nós, passamos a não ser mais adoradores em Espírito e em Verdade, mas adoradores de nós mesmos, onde buscamos a Deus em troca de coisas e não em troca de Deus mudar nossas vidas.
    Como diz o autor de Eclesiastes, são pessoas que estão correndo atrás do vento, pessoas que não se saciam da graça e não se deixam transbordar por ela, pois ela não basta, avaliando assim, tenho pena de Paulo, pois foi "só" isso que Deus lhe ofereceu.
    Graças a Deus por essa graça nos bastar, pois é por causa dela que não somos consumidos.
    É nela que quero viver e depender.
    Abraços

    Adicionei o seu blog no meu.
    Quando puder faça-me uma visita.

    http://descansodaalma.blogspot.com

    Thiago Azevedo  

  9. # Blogger Elly Aguiar

    DÉ concordo com cada vírgula, e creio mano vei, que estamos num tempo de anomalias do corpo. Outro dia conversando com um cancerologista, ou ancologista, disse que o câncer é uma espécie de anomalia causada por um grupo de células que se desenvolvem de forma desproporcional.
    Vejo confusão, desonestidade, e interesses escusos, enfim, "pra esses o juízo lavrado a longo tempo não tarda, e a destruição não dorme"
    Saudades de vc mano vei. . .
    Elly Aguiar
    elly.aguiar@gmail.com
    http://ellyaguiarmusic.blogspot.com/  

  10. # Anonymous Anônimo

    Querido, bom dia, faço história na Universidade Federal do Espírito Santo e fiz um curso livre de Bacharel em Teologia também. Caso você tenha alguma sugestão ou algo para compartilhar, até porque é muito difícil as vezes conciliarmos tudo, mas sempre ficamos baseados na fé, com toda certeza, porém, sempre é bom termos a opinião de pessoas do mesmo ramo. Tenha um ótimo dia. Lucas William
    gileadenews@hotmail.com  

Postar um comentário

Links to this post

Criar um link



© 2006 filhopródigo | Blogger Templates by GeckoandFly.